Ansiedade, depressão e violência doméstica leva emigrantes a procurar ajuda psicológica Online
Com a nossa equipa de Psicólogos Clínicos e Médicos Psiquiatras temos procurado mostrar a nossa disponibilidade, quer para consultas presenciais, quer online junto da comunidade nas várias partes do mundo. Coordenando os fusos horários e os recursos tecnológicos (uso do Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, etc.), temos tido uma procura acentuada de consultas online, dado o aumento da ansiedade, depois dos Estados de Emergência instalados e agora com as novas regras para o novo normal que vamos ter que aprender a viver.
Neste sentido, partilhamos um estudo na comunidade portuguesa na Suiça, que de acordo com a Presidente da Associação de Profissionais de Saúde Lusófonos da Suíça Francesa (LusoSanté), mostra um acréscimo de 20% de Ansiedade, depressão e violência doméstica.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Basileia, as medidas de confinamento parcial impostas pelo Conselho Federal, na Suíça, para combater o coronavírus, deixaram uma em cada duas pessoas mais stressadas. O estudo releva que os níveis de "stress" provocados pelo coronavirus na Suíça são atribuídos a mudanças no trabalho ou na escola, bem como a uma vida social restrita ou ao cuidado de crianças.
Os resultados do estudo são baseados nas respostas de 10.000 pessoas em toda a Suíça, durante o período de 6 a 8 de abril, três semanas após as medidas de isolamento terem sido introduzidas pelo Governo.
Segundo o estudo realizado pela Universidade de Basileia, os sintomas depressivos tornaram-se mais agudos para 57% dos participantes. A frequência de sintomas depressivos graves saltou para 9,1% durante o semi-confinamento, contra 3,4% antes do surto do vírus no país alpino.
Face à situação pandémica, os psicólogos e psicoterapeutas viram-se obrigados a adaptar os seus métodos de trabalho à nova realidade vivida provocada pela covid-19. A videochamada foi o meio de comunicação escolhido pela grande maioria desses profissionais para acompanhar os seus pacientes durante o confinamento.
Informação retirada de: https://www.ojogo.pt/covid-19/ansiedade-depressao-e-violencia-domestica-leva-emigrantes-a-procurar-ajuda-psicologica-12204354.html