Carla Avelans

Natural da Guarda, onde nasceu em 1975, decidiu mudar radicalmente de vida depois de, em 2007, ter iniciado, no Instituto Português de Naturologia (Porto), os seus estudos em Medicina Tradicional Chinesa. Terminado o curso, deixou definitivamente para trás uma bem sucedida carreira como engenheira informática. Tinha, até então, integrado as equipas de algumas das mais importantes empresas tecnológicas portuguesas como foi o caso da Critical Software, que a contratou logo à saída da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Após vários anos na Alemanha, onde trabalhou, em Munique, com engenheiros e astrónomos de todo o mundo no European Southern Observatory, voltou a Portugal, vindo a trabalhar, depois de nova passagem pela Critical Software, na Infineon Technologies e na Qimonda, onde foi coordenadora de equipas.

O trabalho em equipa sempre a motivou mas, na verdade, foi o apelo por um contacto mais direto com pessoas, e o interesse que sempre teve pelo ser humano, que acabaram por se tornar determinantes na decisão que tomou. A vocação médica já existia desde os tempos do ensino secundário, onde frequentou a área de Saúde, mas o facto de ser, então, impressionável quando via sangue, acabou por levá-la a enveredar pela Engenharia Informática, apesar de ter notas de acesso que também lhe permitiriam o ingresso em Medicina.

A vocação antiga voltaria, no entanto, a manifestar-se quando, anos depois, após uma conversa, sentiu curiosidade em saber mais sobre medicina chinesa. Um interesse que concretizou ao ingressar no curso do IPN e que, rapidamente, se foi transformando numa paixão e num desafio maiores. Chegar ao fim do curso foi só o primeiro passo para o que se seguiu. Desde 2007, nunca mais parou de estudar, aprofundando os seus conhecimentos em todas as áreas da medicina chinesa. Uma avidez que a tem levado a frequentar cursos, formações e especializações no Porto, em Lisboa, em Madrid e Barcelona, contactando com profissionais e terapeutas de todo o mundo.

 

Missão:

Sempre entendi a Saúde como uma atitude global perante a vida, presente em cada momento, em cada escolha que faço. O nosso quotidiano agitado, exigente, complexo, toda a teia de relações e compromissos que estamos constantemente a questionar e a renovar, a aceleração própria dos dias, tudo em nosso redor nos distrai e nos faz negligenciar o que de mais poderoso e fascinante temos para enfrentar os desafios de cada instante: o nosso corpo. Que é, simultaneamente, um corpo físico, mental, energético. Entendo, por isso, a minha dedicação à Saúde como uma dedicação à vida. Estou bem quando olho em redor e vejo que todos estão bem. Descobri na medicina chinesa esse sentido profundo de paixão pela vida e por todas as suas dimensões. Que se reflete também numa entrega aos outros. Por isso, para mim, uma consulta de medicina chinesa é sempre uma oportunidade renovada de fazer com que algo novo aconteça. Com que a Saúde deixe de ser apenas o resultado de um tratamento e possa passar a ser uma nova atitude perante a vida.

 

 

Experiência profissional:

OUT.08 a Presente: Prática Clínica no Porto e Guarda: Acupunctura Chinesa e Japonesa, Auriculoterapia, Crâniopunctura, Massagem Terapêutica Chinesa (TuiNa), Reflexologia, Ventosaterapia, Moxibustão, Fitoterapia, Dietética, Exercícios Terapêuticos e Correções Posturais.

 

SET.12 a JAN.13: Estágio como Especialista em MC, Clínica Médica Central de Ermesinde, Lda

NOV.11 a DEZ.12: Estágio como Especialista em MC, Farmácia Moderna da Guarda

AGO.11: Estágio como Especialista em  MC, na Seleção Nacional de Polo Aquático Feminina e Masculino, Campeonato Feminino em Madrid.

FEV.11 a OUT.11: Estágio em MC, Centro Paroquial de Ramalde (prestação de serviço comunitário)

SET.10 a JAN.11: Estágio em Medicina Chinesa (MC), Clínica Foz Vital

OUT.08 a FEV.09: Estágio de Auriculoterapia Prática, Clínica Arca D’ Água

 

Formação Académica:

SET.11 a JUL.16: Curso Avançado de Medicina Chinesa Clássica, Instituto Europeu de Estudos Tradicionais Chineses (IEETC)

OUT.07 a SET.11: Curso de Medicina Tradicional Chinesa, Instituto Português de Naturologia (IPN Porto)

SET.93 a NOV.99: Licenciatura em Engenharia Informática, Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI-FCTUC)

 

 

Formação Complementar na área da Medicina Chinesa:

OUT.17 a MAI.18: Curso de Acupunctura Distal no tratamento de Desequilíbrios Internos, Madrid (Escuela Europea de Acupuntura y Técnicas Orientales Mingmen) e Barcelona (IFP Sanitaria Roger de Lluria)

FEV.18: Módulo III do Curso de Manaka, Acupunctura Japonesa, com Stephen Birch, IPN, Lisboa

FEV.18: Seminário de Okyu, Shiunko e MTest (Mukaino Method), com Yuki Itaya, Lisboa

DEZ.17: Advanced Acupuncture course on the ShaoYang System and Blood Letting, Shaun Goodman, Lisboa

OUT.17: Dr. Young Style one needle Therapy, com Dr. Wei-Chieh Young, MédiTchi, Madrid

MAI.17: “Balance Method” do Dr. Tan, Acupunctura Distal, Fundamentos básicos, com Cristina Rosso, MédiTchi, Madrid

ABR.17: Módulo II  do Curso de Manaka, Acupunctura Japonesa, com Stephen Birch, IPN, Lisboa

FEV.17: Módulo I do Curso de Manaka, Acupunctura Japonesa, com Stephen Birch, IPN, Lisboa

NOV.16: Curso de Moxabustão Japonesa (Okyu), com Junko Ida, IPN, Lisboa

OUT.16: Advanced Acupuncture course on the TaiYang System and Blood Letting, Shaun Goodman, Lisboa

JUN.16: “Curso Completo de Acupunctura Tung”, com Dr. Wei-Chieh Young, MédiTchi, Madrid

MAI.16: Curso de Acupunctura Japonesa, Terapia de Meridianos, com Stephen Birch, IPN, Lisboa

MAI.16: Curso de Shonishin – Acupunctura Pediátrica Japonesa, com Stephen Birch, IPN, Porto

OUT.15: Plantas ocidentais com os princípios Energeticos da MTC, com Jeremy Ross, Instituto Van’Ghi, Leiria

JUL.15: Formação Especializada em Fitoterapia, Homeopatia e Neutracêuticos, DietMed, Viseu

MAR.14: Acupunctura em pontos complexos, IEETC, Porto

MAR.13: Tuina Geriátrico, IEETC, Porto

SET.13 a JUL.14: Curso de Introdução ao Estudo do Yi Jing, IEETC, Porto

OUT.12 a SET.14: Curso de Feng Shui Clássico, IEETC, Porto

MAI.12: Tratamento da Dor Humana e Veterinária, Susimiao Medical Arts, Porto

AGO.09: Tuina Pediátrico, IPN, Porto

JUN.09: Crâniopunctura, IPN, Porto

Marcação de Consultas

Faça a sua pré-marcação de consulta aqui
Marque já a sua consulta
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram