Contempla avaliação cognitiva rápida e programa de estimulação ajustado ao cliente.
O presente programa permite simultaneamente o acesso a uma avaliação da performance cognitiva e primeira abordagem a um treino de estimulação nas áreas intelectuais que evidenciam maiores fragilidades. O número de sessões e estrutura do programa poderá sofrer ajustes de conteúdo de treino tendo por objetivo direcionar os exercícios ao foco de intervenção. No final do programa será disponibilizado Relatório Resumo da Avaliação Cognitiva e será apresentada uma proposta de continuidade de estimulação cognitiva sempre que relevante.
Contempla avaliação cognitiva completa com identificação das competências intelectuais a beneficiarem da estimulação, programa de estimulação cognitiva individualizado, avaliação cognitiva final e relatório integrador.
Tendo como ponto de partida que, proporcionalmente, o cérebro é o “órgão” do organismo que “menos envelhece”, graças às suas propriedades plásticas que promovem o processo de regeneração (neurogénese- criação de novas células) e de compensação de perdas (neuroplasticidade- criação de novas ligações nervosas). O desafio constante para a aquisição de novas aprendizagens promove a neuroplasticidade e a compensação das pequenas “faltas e perdas” de capacidade cognitiva para além de otimizar a função cognitiva. A ciência comprova que um cérebro otimizado será mais resistente ao percurso natural de envelhecimento anatomofisiológico ao longo da idade adulta, mais e melhor preparado para recuperar de perdas cognitivas e eficiente na luta contra a perda de Juventude! Um cérebro eficaz é sinónimo de Juventude! Um cérebro jovem é um cérebro ativo, com vitalidade (neuronal), com flexibilidade de pensamento, rapidez de raciocínio e ânsia de aprender. É um cérebro trabalhado diariamente, desafiado constantemente e bem protegido do “processo de envelhecimento”. E porque Prevenir continua a ser o Melhor Remédio...temos um programa de estimulação cognitiva à sua medida!
Contempla um conjunto de atividade lúdicas de estimulação cognitiva a serem mediadas por profissional devidamente treinado, por exemplo, animador sociocultural de JF, Lar ou afins.
Conjunto de propostas de exercícios lúdicos que promovem intrinsecamente a estimulação cognitiva e o envelhecimento positivo. Preparados para o contexto de animação sociocultural. Atividades mediadas por profissional com formação especifica na área em questão. Atividades de implementação semanal de acordo com lógica de rotatividade de área cognitiva a ser estimulada. As sessões devem ter uma duração entre os 20 e os 60 minutos, dependendo do exercício em questão.
Marque uma sessão de esclarecimentos (presencial, online ou telefonicamente), se necessário e sem compromisso, com a nossa psicóloga responsável por estes programas, Dra. Gisela Teixeira.