O que é o soluço?
O soluço é o resultado de uma súbita e involuntária contração do músculo diafragma, que fica localizada entre o tórax e o abdômen.
Na imensa maioria dos casos, ele é um problema auto-limitado, de curta duração e sem nenhuma relevância clínica. Em algumas pessoas, porém, o soluço pode ser persistente, tornando-se um problema crônico e de difícil controlo.
O que é o diafragma?
O diafragma é um músculo que fica localizado entre o tórax e o abdômen, sendo o principal músculo da respiração. Graças à movimentação do diafragma, conseguimos encher e esvaziar nossos pulmões com ar.
O soluço surge quando o nosso diafragma sofre uma rápida e involuntária contração, fazendo-nos inspirar ar. Como este movimento respiratório é indesejado, também involuntariamente, as nossas cordas vocais subitamente fecham-se, impedindo a entrada do ar, causando o conhecido som do soluço, parecido com um estalo.
O fechamento das cordas vocais impede o ar de chegar aos pulmões, fazendo-o, por vezes, ir para o estômago. Por isso algumas pessoas engolem ar durante o soluço.
Como são classificados os soluços?
A maioria dos quadros de soluço dura poucos minutos, desaparecendo espontaneamente ou após algumas manobras, como beber água gelada ou prender a respiração. Em algumas pessoas, os soluços podem demorar vários minutos para desaparecer.
Os soluços comuns raramente têm algum significado clínico, não sendo necessária a avaliação média para os mesmos.
Mais raramente, um episódio de soluço pode durar por várias horas. Quando o soluço demora mais de 48 horas ele é chamado de soluço persistente. Quando dura mais de um mês, é denominado soluço intratável. Tanto o soluço persistente quanto o intratável são habitualmente causados por alguma doença e devem ser sempre avaliados por um médico.
Causas dos soluços
1. Causas de soluços comuns
Não sabemos exatamente por que surgem os soluços simples, que duram poucos minutos e desaparecem espontaneamente. Imagina-se que os soluços sejam causados por situações que de algum modo irritem o diafragma. Em 80% dos casos, os soluços ocorrem por espasmos apenas na porção esquerda do diafragma. Por que isso ocorre, não sabemos.
As situações que mais frequentemente desencadeiam crises de soluços são:
- Comer muito até ficar com o estômago muito cheio.
- Comer muito rápido.
- Mudanças bruscas na temperatura do corpo.
- Estresse emocional.
- Ansiedade.
- Engolir ar.
- Comidas com muita pimenta.
- Beber refrigerantes ou outras bebidas gasosas.
- Beber álcool.
- Fumar.
- Privação do sono.
- Febre.
O porquê das situações acima funcionarem como gatilho para os soluços em algumas pessoas, e só em determinados momentos, ainda é desconhecido. Se você costuma apresentar soluços com frequência, tente descobrir qual o gatilho mais comum para evitá-lo. Às vezes, pequenas mudanças nos hábitos, como comer com mais calma, são suficientes para diminuir a frequência com que surgem os ataques de soluços.
Caso pretenda agendar consulta, procure um dos nossos médicos de Medicina Geral e Familiar.
Para continuar a ler este artigo da fonte desta informação que aqui citamos, clique aqui: