O mercado de trabalho valoriza cada vez mais as competências transversais. Esta realidade deve ser promovida junto dos jovens. Daí a importância do Europass.
O Europass abrange todos os cidadãos, jovens e adultos que pretendam ver as suas qualificações e competências registadas nos documentos europeus. Os principais utilizadores em Portugal são, normalmente, os jovens à procura do primeiro emprego e o pessoal educativo, como explica em entrevista Catarina Oliveira, coordenadora do Centro Nacional Europass.
É importante sensibilizar os empregadores/recrutadores para a vantagem de receberem os CV em formato europeu. A uniformização deste documento permite ao empregador/ recrutador captar os conhecimentos e competências de uma forma mais facilitada e mais rápida, visto já saber onde se encontra a informação que procura. O que acontece em formatos livres é que nem sempre os CV vão ao encontro das necessidades dos empregadores.
O Europass desenvolveu uma ferramenta que permite armazenar e extrair, de um modo eficaz, informações a partir de uma base de dados para os Recursos Humanos, facilitando a análise dos CV pelos empregadores/recrutadores (interop.europass.cedefop.europa.eu/).
Por outro lado, o Europass preocupa-se em dar aos jovens, em especial os jovens nem-nem, ou seja, os jovens que não trabalham nem estudam, a possibilidade de utilizarem o CV Europass como uma ferramenta para a sua empregabilidade, demonstrando as suas competências técnicas e sociais. De forma a poder alcançar este público, o Europass trabalha em parceria com diversas entidades, nomeadamente a nível nacional com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a nível europeu com a rede Eures.
Leia mais na fonte desta notícia: